SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2O PANÓPTISMO E OS DISCURSOS DAS PROFESSORAS EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO CÁRCERE NA FRONTEIRAPORTAS FECHADAS NO MEIO ABERTO: EDUCAÇÃO DE JOVENS COM RESTRIÇÃO DE LIBERDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

JOSE, Gesilane de Oliveira Maciel  e  TORRES, Eli Narciso da Silva. DOCÊNCIA NO SISTEMA PENITENCIÁRIO: O QUE AS NARRATIVAS DE PROFESSORES REVELAM SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.56-76.  Epub 05-Nov-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12626.

Este artigo procura demonstrar as especificidades da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas inseridas em prisões, conforme previsto na Lei de Execução Penal (LEP), como uma das assistências necessárias para promover a integração social do apenado. O objetivo foi analisar a função docente a partir de narrativas de professores que lecionam em escolas inseridas no sistema penitenciário. Para isso, foram realizadas entrevistas com docentes de diferentes municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Nesse contexto, a análise indicou que o(a) professor(a) procura desempenhar suas atividades pedagógicas, imerso numa constante busca de atribuir novos significados à atividade que desenvolve.

Palavras-chave : Função docente; Educação de privados de liberdade; Professor e sistema penitenciário; Escola na prisão; EJA no âmbito do sistema penitenciário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )