SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2TEACHING IN THE PENITENTIARY SYSTEM: WHAT TEACHER NARRATIVES REVEAL ON THE EDUCATION OF PRIVATE FREEDOM ADULTSTHE RIGHT TO EDUCATION FOR PEOPLE IN THE SITUATION OF RESTRICTION AND DEPRIVATION OF FREEDOM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

KOERICH, Bruna Rossi  and  VIDAL, Alex da Silva. PORTAS FECHADAS NO MEIO ABERTO: EDUCAÇÃO DE JOVENS COM RESTRIÇÃO DE LIBERDADE. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.77-94.  Epub Nov 06, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12628.

Este artigo busca investigar de que forma se apresentam os desafios para a continuidade da trajetória escolar de jovens em cumprimento de medida socioeducativa no meio aberto, entendida como um fator de restrição de liberdade. Utiliza-se, como fonte de dados, relatos de acompanhamento realizados com jovens em duas unidades de execução de medidas de prestação de serviços à comunidade. Os relatos foram analisados à luz das discussões sobre estigma social, especialmente nos referenciais de Goffman, Elias, Scotson e Foucault. A análise dos relatos sugere que as portas da educação escolar fecham para aqueles jovens que carregam consigo a marca da infração juvenil, mesmo no meio aberto.

Keywords : Medidas Socioeducativas; Estigma; Juventude; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )