SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2THE RIGHT TO EDUCATION FOR PEOPLE IN THE SITUATION OF RESTRICTION AND DEPRIVATION OF FREEDOMTEACHING IN ‘CLASS CELLS’: CHALLENGES OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS IN SCHOOLS IN PRISON author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

MADERS, Sandra  and  BARCELOS, Valdo. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE – ESCUTANDO VOZES SILENCIADAS. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.112-129.  Epub Nov 08, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12542.

Este texto tem como temática central a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em situação de Privação de Liberdade. No artigo procedemos a uma reflexão sobre a experiência de educandos de jovens e adultos (alfabetização) oriundos de três instituições prisionais brasileiras. Os apenados se encontram no Regime Semi-aberto de cumprimento de pena. Foram selecionados três diálogos/relatos entre apenados e professores. Percebeu-se que ainda persiste uma visão preconceituosa de parte dos professores em relação a esses educandos; essa visão se estende, inclusive, à relevância e necessidade dessa modalidade de educação, bem como reconhecer a formação de professores como uma estratégia crítica, autocrítica e ressignificação de preconceitos.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Privação de Liberdade; Vozes silenciadas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )