SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2EL DERECHO A LA EDUCACIÓN PARA PERSONAS EN SITUACIÓN DE RESTRICCIÓN Y PRIVACIÓN DE LIBERTADDOCENCIA EN “CELAS DE CLASE”: DESAFÍOS DE LOS PROFESORES DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN LAS ESCUELAS PRISIONALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MADERS, Sandra  y  BARCELOS, Valdo. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE – ESCUTANDO VOZES SILENCIADAS. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.112-129.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12542.

Este texto tem como temática central a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em situação de Privação de Liberdade. No artigo procedemos a uma reflexão sobre a experiência de educandos de jovens e adultos (alfabetização) oriundos de três instituições prisionais brasileiras. Os apenados se encontram no Regime Semi-aberto de cumprimento de pena. Foram selecionados três diálogos/relatos entre apenados e professores. Percebeu-se que ainda persiste uma visão preconceituosa de parte dos professores em relação a esses educandos; essa visão se estende, inclusive, à relevância e necessidade dessa modalidade de educação, bem como reconhecer a formação de professores como uma estratégia crítica, autocrítica e ressignificação de preconceitos.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Privação de Liberdade; Vozes silenciadas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )