SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN PRIVACIÓN DE LIBERTAD - ESCUCHANDO VOCES SILENCIADOSCELAS Y SALAS: LA RECIENTE PRODUCCIÓN ACADÉMICA SOBRE EDUCACIÓN ESCOLAR EN LA PRISIÓN (2003-2017) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

CUSTODIO, Glauber Cesar Cruz  y  NUNES, Célia Maria Fernandes. A DOCÊNCIA EM “CELAS DE AULA”: DESAFIOS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PRISIONAIS. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.130-147.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12600.

Esta pesquisa buscou investigar possíveis desafios enfrentados por professores de Educação Física em escolas prisionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento para a coleta de dados entrevista semiestruturada, questionário e caderno de campo. Os docentes revelaram vários desafios, destacando-se os limites para o desenvolvimento de suas ações com a Educação Física, em razão das aulas acontecerem somente dentro da sala/cela e com diversas restrições. Essa situação limita o alcance dos propósitos educacionais da disciplina, em razão de suas ncessidades, e estabelecem um paradoxo, pois quando se pensa na mesma pressupõe a presença de movimento e práticas corporais

Palabras clave : Docência em prisão; Educação Física; Escolas prisionais; Educação na prisão; Educação prisional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )