SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2DOCENCIA EN “CELAS DE CLASE”: DESAFÍOS DE LOS PROFESORES DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN LAS ESCUELAS PRISIONALESDESAFÍOS DE UN PROFESOR DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA MEDIDA SOCIO-EDUCATIVA DE INTERNAMIENTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ARAGAO, Ariane Martins  y  ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. CELAS E SALAS: A RECENTE PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRISÃO (2003-2017). Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.148-165.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12632.

O texto apresenta resultados de pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar a produção sobre educação escolar nas prisões, no cenário brasileiro. Como metodologia foram mapeadas produções acadêmicas (teses e dissertações) disponíveis nas plataformas da BDTD-IBICT e da CAPES. Dos 258 trabalhos localizados foram selecionados somente 12 para análise, considerando o objetivo da pesquisa. Evidencia-se que apesar de garantias legais a educação escolar no sistema prisional é problemática, ainda que parte dos sujeitos acreditem em seu papel ressocializador. Conclui-se que o tema permanece como objeto a ser pensado e problematizado na atualidade.

Palabras clave : Estado do conhecimento; Escolarização; Ressocialização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )