SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2A DOCÊNCIA EM “CELAS DE AULA”: DESAFIOS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PRISIONAISDESAFIOS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ARAGAO, Ariane Martins  e  ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. CELAS E SALAS: A RECENTE PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRISÃO (2003-2017). Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.148-165.  Epub 08-Nov-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12632.

O texto apresenta resultados de pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar a produção sobre educação escolar nas prisões, no cenário brasileiro. Como metodologia foram mapeadas produções acadêmicas (teses e dissertações) disponíveis nas plataformas da BDTD-IBICT e da CAPES. Dos 258 trabalhos localizados foram selecionados somente 12 para análise, considerando o objetivo da pesquisa. Evidencia-se que apesar de garantias legais a educação escolar no sistema prisional é problemática, ainda que parte dos sujeitos acreditem em seu papel ressocializador. Conclui-se que o tema permanece como objeto a ser pensado e problematizado na atualidade.

Palavras-chave : Estado do conhecimento; Escolarização; Ressocialização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )