SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2THE DECENTRALIZATION PROCESS AND THE FINANCING OF PUBLIC EDUCATIONALHAPPY AND HEALTHY FAMILIES! MATHEMATICS TEXTBOOKS AND THE MAKING OF SUBJECTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

THESING, Mariana Luzia Corrêa  and  COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. COM A PALAVRA, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.202-218.  Epub Nov 12, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.11233.

Num cenário marcado por possibilidades e enfrentamentos, este texto objetiva discutir elementos relacionados ao campo formativo e profissional de professores de Educação Especial de três municípios do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa, de natureza qualiquantitativa, teve o objetivo de conhecer as percepções dos professores de Educação Especial a respeito das possibilidades e das dificuldades relacionadas aos processos inclusivos em diferentes contextos escolares. Com a utilização de um questionário, este texto apresenta as crenças e as compreensões dos professores de Educação Especial a respeito do trabalho pedagógico que desenvolvem nas escolas com os diferentes sujeitos nesses contextos. Os resultados indicam que os professores de Educação Especial, diante de múltiplas demandas e de diferenciadas dificuldades, acreditam nos processos de inclusão na escola regular e percebem progressos significativos para a inclusão dos estudantes com deficiência no ensino regular.

Keywords : Professores de Educação Especial; Inclusão; Trabalho pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )