SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2CON LA PALABRA, EL PROFESOR DE EDUCACIÓN ESPECIAL: EL TRABAJO PEDAGÓGICO EN LA ESCUELAEL DISCURSO DE LOS MAESTROS SOBRE LA ENSEÑANZA DE LA SOCIOLOGÍA Y LA IDENTIFICACIÓN IDEOLÓGICA CON EL PROYECTO DE LA SOCIEDAD PRESENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

CORADETTI, Camila Aparecida Lopes Manoel  y  SILVA, Marcio Antonio da. FAMÍLIAS FELIZES E SAUDÁVEIS! LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.219-235.  Epub 12-Nov-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.11740.

Este artigo tem o objetivo de analisar as representações de famílias contidas em atividades de matemática financeiras, dos livros didáticos de matemática do Ensino Médio aprovados no PNLD de 2015, especificamente para descrever a produção de sujeitos. Para a análise utilizamos as contribuições de Stuart Hall sobre representação, além de algumas ferramentas foucaultianas, como a análise do discurso e a constituição do sujeito. Concluímos que há ligação entre as ideias de “boas” práticas econômicas e “saúde” financeira. Há uma narrativa que sugere vida “saudável” a quem seguir à risca as orientações contidas nesses livros. Cada membro da família é um empreendedor de si e responsável pelo sucesso ou fracasso dessa empresa-família, cuja matéria-prima é o capital humano. As representações também relacionam a ideia de sucesso econômico com a obtenção de felicidade. Essas atividades subjetivam os alunos, os quais são educados para serem inseridos em uma sociedade governada por políticas neoliberais.

Palabras clave : Currículo; Livros Didáticos; Matemática Financeira; Representação; Análise do Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )