SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2HAPPY AND HEALTHY FAMILIES! MATHEMATICS TEXTBOOKS AND THE MAKING OF SUBJECTSTHE THOUGHT OF PAULO FREIRE AND THE YOUNG AND ADULTS EDUCATION IN BRAZIL: THE CONSENTE OMISSION OF EDUCATIONAL POLICY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

MELO, Valci. O DISCURSO DOCENTE ACERCA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E A IDENTIFICAÇÃO IDEOLÓGICA COM O ATUAL PROJETO DE SOCIEDADE. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.236-259.  Epub Nov 12, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.9444.

O artigo analisa o discurso de professores de Sociologia acerca do papel dessa disciplina no Ensino Médio. O estudo se deu a partir da Análise do Discurso pecheuxtiana e fez uso de entrevistas e questionários aplicados com dez professores que lecionam Sociologia no Sertão Alagoano. Ao longo do texto, demonstra-se que, embora concebida pelos docentes como uma disciplina conscientizadora e formadora do pensamento crítico, capaz de promover a apreensão da realidade para além do senso comum e tomada como uma ferramenta de intervenção na realidade social, a Sociologia ensinada articula-se mais com o aperfeiçoamento da ordem social vigente do que com a superação da sociabilidade capitalista.

Keywords : Ensino de Sociologia; Análise do Discurso; Ensino Médio; Projeto societário; Emancipação humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )