SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2FAMÍLIAS FELIZES E SAUDÁVEIS! LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E A PRODUÇÃO DE SUJEITOSO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: AOMISSÃO CONSENTIDA DA POLÍTICA EDUCACIONAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MELO, Valci. O DISCURSO DOCENTE ACERCA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E A IDENTIFICAÇÃO IDEOLÓGICA COM O ATUAL PROJETO DE SOCIEDADE. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.236-259.  Epub 12-Nov-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.9444.

O artigo analisa o discurso de professores de Sociologia acerca do papel dessa disciplina no Ensino Médio. O estudo se deu a partir da Análise do Discurso pecheuxtiana e fez uso de entrevistas e questionários aplicados com dez professores que lecionam Sociologia no Sertão Alagoano. Ao longo do texto, demonstra-se que, embora concebida pelos docentes como uma disciplina conscientizadora e formadora do pensamento crítico, capaz de promover a apreensão da realidade para além do senso comum e tomada como uma ferramenta de intervenção na realidade social, a Sociologia ensinada articula-se mais com o aperfeiçoamento da ordem social vigente do que com a superação da sociabilidade capitalista.

Palavras-chave : Ensino de Sociologia; Análise do Discurso; Ensino Médio; Projeto societário; Emancipação humana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )