SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2THE DISCOURSE OF TEACHERS ABOUT THE TEACHING OF SOCIOLOGY AND THE IDEOLOGICAL IDENTIFICATION WITH THE CURRENT PROJECT OF SOCIETY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

AZEVEDO, Márcio Adriano de  and  SOUZA, Francisco das Chagas Silva. O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: AOMISSÃO CONSENTIDA DA POLÍTICA EDUCACIONAL. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.260-275.  Epub Nov 12, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.8960.

O artigo tem como objetivo discutir a educação de jovens e adultos no Brasil à luz do marco legal da política educacional e dos programas governamentais, abordando alguns contrapontos com base nas ideias freireanas. Como opção teórico-metodológica, adotamos os procedimentos da revisão bibliográfica e da análise documental. No que diz respeito às concepções, em que pese os dispositivos legais e institucionais acenarem à garantia do direito à educação, não se percebe, na prática, sobretudo das ações governamentais, quaisquer fundamentos na educação libertária. É imperativo, entre outras iniciativas, substituir a ideia de idade própria por educação permanente, a qual confere autonomia e a libertação dos sujeitos, superando também o legado histórico de se formular e implementar ações voltadas à educação bancária, as quais não estimulam a curiosidade, o espírito crítico, criativo e emancipatório.

Keywords : Paulo Freire; Educação de Jovens e Adultos; Política educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )