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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

AZEVEDO, Márcio Adriano de  e  SOUZA, Francisco das Chagas Silva. O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: AOMISSÃO CONSENTIDA DA POLÍTICA EDUCACIONAL. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.260-275.  Epub 12-Nov-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.8960.

O artigo tem como objetivo discutir a educação de jovens e adultos no Brasil à luz do marco legal da política educacional e dos programas governamentais, abordando alguns contrapontos com base nas ideias freireanas. Como opção teórico-metodológica, adotamos os procedimentos da revisão bibliográfica e da análise documental. No que diz respeito às concepções, em que pese os dispositivos legais e institucionais acenarem à garantia do direito à educação, não se percebe, na prática, sobretudo das ações governamentais, quaisquer fundamentos na educação libertária. É imperativo, entre outras iniciativas, substituir a ideia de idade própria por educação permanente, a qual confere autonomia e a libertação dos sujeitos, superando também o legado histórico de se formular e implementar ações voltadas à educação bancária, as quais não estimulam a curiosidade, o espírito crítico, criativo e emancipatório.

Palavras-chave : Paulo Freire; Educação de Jovens e Adultos; Política educacional.

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