Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
SCHLIECK, Diane y BORGES, Martha Kaschny. Aprendizagem escolar no ciberespaço: controvérsias reveladas por alunos(as) do ensino fundamental. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.1, pp.20-33. Epub 09-Oct-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14283.
Este artigo analisa as controvérsias reveladas, pelos alunos do Ensino Fundamental, nas associações de aprendizagens escolares que realizam no ciberespaço. É fundamentado na Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, e nos estudos de Lúcia Santaella, sobre os sujeitos leitores. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de cunho qualitativo, e os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal. A análise dos resultados foi realizada a partir das controvérsias reveladas pelos alunos identificados como imersivos e/ou ubíquos. Os resultados revelam que os alunos gostariam de ser mais “ouvidos” nos espaços escolares, e se sentirem protagonistas de seus processos de ensino e aprendizagem.
Palabras clave : Ciberespaço; Teoria Ator-Rede; Aprendizagem escolar; Aluno; Leitor imersivo e leitor ubíquo.