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Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SOUSA, Fabiana Rodrigues de  y  VASCONCELOS, Valéria Oliveira de. Paulo Freire e educação popular: práxis descolonizadoras em tempos neoconservadores. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.7-22.  Epub 04-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15894.

Neste ensaio, refletimos sobre possibilidades de leituras descolonizadoras na Educação Superior, articuladas aos princípios da Educação Popular, principalmente, aqueles presentes nas obras de Paulo Freire e de autoras/es latino-americanas/os. Metodologicamente apoiamo-nos na emersão e problematização de temas geradores como colonialidade do poder, invasão cultural, consciência crítica, resistência e utopia. Indicando pesquisas ancoradas em aportes freireanos, apontamos, por fim, considerações sobre a viabilidade de assumirmos a insubmissão e resistência, frente aos retrocessos vivenciados em nosso país, como bandeira coletiva na luta contra o fascismo e toda forma de opressão.

Palabras clave : Paulo Freire; Educação Popular; Educação Superior; Descolonização.

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