SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Paulo Freire and popular education: decolonizing praxis in neoconservative timesProactive popular resistance: in times of frame of reference and disputes for another education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

BATISTA, Ândrea Francine  and  FAGUNDES, Maurício César Vitória. Educação popular e processos de emancipação. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.23-37.  Epub Aug 11, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16032.

O presente artigo tem por objetivo analisar aspectos que possam contribuir para um inventário das experiências de Educação Popular a partir das premissas e pensamento de Paulo Freire, desde o processo de redemocratização até a atualidade. Longe de ser uma sistematização profunda sobre toda essa trajetória, essas linhas buscam a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, recuperar seus fundamentos, suas principais experiências e sua articulação com as lutas populares deste tempo.

Keywords : Educação Popular; Lutas democráticas; Emancipação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )