SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Resistencia propositiva popular: en tiempos de marco de referencia y disputas por outra educaciónCartas pedagógicas: una inspiración freireana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

OLIVEIRA, Kátia Luzia Soares  y  OLIVEIRA, Gracy Kelly Andrade Pignata. A educação freiriana pelas lentes do anticolonialismo e dos estudos pós-coloniais e decoloniais. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.57-68.  Epub 11-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15786.

Este texto argumenta em favor da perspectiva de educação proposta por Paulo Freire e sugere que suas obras sejam revisitadas pelo prisma da crítica pós-colonial e decolonial, tendo como horizonte a ideia de emancipação humana, alicerçada em projetos coletivos de transformação da realidade no âmbito da justiça social. Para tanto, busca realizar uma aproximação entre a perspectiva teórica freiriana e a crítica pós-colonial e decolonial a partir da ênfase da Educação Libertária e da proposta de uma Pedagogia [des]decolonial. Trata-se de um estudo de caráter teórico, no qual adotamos como lastro conceitual a pedagogia crítica de Freire.

Palabras clave : Pedagogia Crítica Freiriana; Crítica Pós-Colonial e Decolonial; Pedagogia Decolonial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )