SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1The game of indegenous children in Pará: a look at the narratives and experiences of the Aparai peopleTeaching performances: knowledge river displacements in embedded praxis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

LACERDA JUNIOR, José Lacerda Cavalcante. Educação ambiental no ensino de filosofia. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.132-147.  Epub Aug 16, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15745.

A integração dos educandos no processo de ensino favorece o reconhecimento de suas percepções e indica os caminhos a serem traçados na aprendizagem. O presente texto verifica essa hipótese a partir da análise do processo de Educação Ambiental no ensino de Filosofia. A investigação se configurou em uma abordagem exploratória e sua estratégia metodológica foi composta de revisão bibliográfica, questionário semiestruturado e rodas de conversas. Os dados foram analisados qualitativamente e sinalizam, em seus resultados, para a relevância da participação dos educandos na construção da aprendizagem, a qual fomenta a formação de educandos autônomos e críticos junto às questões ambientais percebidas.

Keywords : Ensino; Questões Ambientais; Filosofia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )