SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1El juego de los niños indígenas en Pará: una mirada para las narrativas y vivencias del pueblo AparaiLas performance del enseñar: desplazamientos del río de saber en praxis incorporadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

LACERDA JUNIOR, José Lacerda Cavalcante. Educação ambiental no ensino de filosofia. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.132-147.  Epub 16-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15745.

A integração dos educandos no processo de ensino favorece o reconhecimento de suas percepções e indica os caminhos a serem traçados na aprendizagem. O presente texto verifica essa hipótese a partir da análise do processo de Educação Ambiental no ensino de Filosofia. A investigação se configurou em uma abordagem exploratória e sua estratégia metodológica foi composta de revisão bibliográfica, questionário semiestruturado e rodas de conversas. Os dados foram analisados qualitativamente e sinalizam, em seus resultados, para a relevância da participação dos educandos na construção da aprendizagem, a qual fomenta a formação de educandos autônomos e críticos junto às questões ambientais percebidas.

Palabras clave : Ensino; Questões Ambientais; Filosofia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )