SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1O brincar das crianças indígenas no Pará: um olhar para as narrativas e vivências do povo AparaiAs performances do professar: deslocamentos do rio do saber em práxis incorporadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

LACERDA JUNIOR, José Lacerda Cavalcante. Educação ambiental no ensino de filosofia. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.132-147.  Epub 16-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15745.

A integração dos educandos no processo de ensino favorece o reconhecimento de suas percepções e indica os caminhos a serem traçados na aprendizagem. O presente texto verifica essa hipótese a partir da análise do processo de Educação Ambiental no ensino de Filosofia. A investigação se configurou em uma abordagem exploratória e sua estratégia metodológica foi composta de revisão bibliográfica, questionário semiestruturado e rodas de conversas. Os dados foram analisados qualitativamente e sinalizam, em seus resultados, para a relevância da participação dos educandos na construção da aprendizagem, a qual fomenta a formação de educandos autônomos e críticos junto às questões ambientais percebidas.

Palavras-chave : Ensino; Questões Ambientais; Filosofia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )