SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Environmental education in philosophy teachingVisuality and visibility in educational practices: (per)courses for the critical understanding of images author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

BRAGA, Pedro Luis; SAURA, Soraia Chung  and  ZIMMERMANN, Ana Cristina. As performances do professar: deslocamentos do rio do saber em práxis incorporadas. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.148-164.  Epub Aug 17, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15898.

Ao cruzar as noções de performance e professar, tal como trabalhadas sobretudo por filósofos como Derrida e Gusdorf, este texto ensaia possibilidades de deslocar a noção de Saber do professor como objeto, passível de ser transferido, para aquela de Saber como práxis incorporada, manifesta em gestos e constituída na relação entre professores e alunos, em presença. A partir da Pedagogia Crítico-Performativa e dos estudos da performance, propomos que o professar seja entendido como a performance do saber que se constitui na pessoalidade intransferível, inerente aos processos de subjetivação.

Keywords : Performance; Saber; Professar; Incorporação; Presença.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )