SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Visualidad y visibilidad en las prácticas educativas: (per)cursos para la comprensión crítica de imágenesEl papel de la tecnología en la educación en tiempos de pandemia: concepciones sobre el legado de Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

LIMA, Valderez Marina do Rosário. Avaliação da aprendizagem: a questão dos futuros professores como protagonistas do processo. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.186-200.  Epub 11-Sep-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15131.

O material e a pesquisa aqui explicados foram coletados durante o curso intitulado Didática, ministrado para futuros professores de diferentes áreas do conhecimento em uma universidade privada localizada no Sul do Brasil. Esta é uma unidade obrigatória do currículo e foi construída usando três elementos da pedagogia: aprender, ensinar e avaliar. O estudo centra-se na dimensão da avaliação docente. Parte da própria ansiedade dos alunos de graduação em relação à avaliação, que é utilizada como meio para estudar o progresso da teoria avaliativa. Os alunos foram convidados a formular perguntas sobre avaliação, expressando suas dúvidas, os aspectos que os preocupam relacionados ao assunto e o que consideram essencial para aprender a habilidade de fazer uma boa avaliação. A análise realizada resultou em três categorias finais: Princípios e concepções de avaliação; Administração do processo de avaliação; Avaliação em grupos específicos. A análise discursiva textual é um método apropriado para análise de pesquisas no campo da formação de professores.

Palabras clave : Avaliação; Professores; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )