SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Visualidade e visibilidade em práticas educativas: (per)cursos para a compreensão crítica de imagensO papel da tecnologia na educação em tempos de pandemia: concepções sobre o legado de Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

LIMA, Valderez Marina do Rosário. Avaliação da aprendizagem: a questão dos futuros professores como protagonistas do processo. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.186-200.  Epub 11-Set-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15131.

O material e a pesquisa aqui explicados foram coletados durante o curso intitulado Didática, ministrado para futuros professores de diferentes áreas do conhecimento em uma universidade privada localizada no Sul do Brasil. Esta é uma unidade obrigatória do currículo e foi construída usando três elementos da pedagogia: aprender, ensinar e avaliar. O estudo centra-se na dimensão da avaliação docente. Parte da própria ansiedade dos alunos de graduação em relação à avaliação, que é utilizada como meio para estudar o progresso da teoria avaliativa. Os alunos foram convidados a formular perguntas sobre avaliação, expressando suas dúvidas, os aspectos que os preocupam relacionados ao assunto e o que consideram essencial para aprender a habilidade de fazer uma boa avaliação. A análise realizada resultou em três categorias finais: Princípios e concepções de avaliação; Administração do processo de avaliação; Avaliação em grupos específicos. A análise discursiva textual é um método apropriado para análise de pesquisas no campo da formação de professores.

Palavras-chave : Avaliação; Professores; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )