SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Educação integral, estético-ambiental e cúpula geodésica contribuições à formação humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FRANCA, Daniel de Souza  e  VOIGT, Jane Mery Richter. Ensino médio integral em tempo integral: competência socioemocional para uma educação integral?. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.6-20.  Epub 06-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16378.

Este artigo propõe a discussão sobre o componente socioemocional como competência a ser desenvolvida pelos estudantes do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) para uma formação integral na relação entre mundo do trabalho e escola. O estudo tem como base pesquisas sobre as políticas curriculares, o currículo e as juventudes. A análise documental e as entrevistas com professores do EMITI apontam para uma crescente centralidade do aspecto socioemocional nos currículos e indispensável para a inserção do sujeito no mercado de trabalho, resultado de pressões de organismos internacionais e parcerias público-privadas na elaboração e condução do currículo.

Palavras-chave : Política curricular; Ensino integral; Ensino Médio; Currículo; Competência socioemocional..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )