SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Educación secundaria integral en tiempo integral: ¿competencia socioemocional para una educación integral?Programa de enseñanza integral: la propuesta del estado de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ANDRADE, Danielle Müller de; SCHMIDT, Elisabeth Brandão  y  MONTIEL, Fabiana Celente. Educação integral, estético-ambiental e cúpula geodésica contribuições à formação humana. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.21-37.  Epub 07-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16381.

O artigo, derivado de uma pesquisa de doutorado, objetiva apresentar possibilidades de uma Cúpula Geodésica potencializar o desenvolvimento da Educação Integral. Os dados foram produzidos em entrevistas com professoras e alunos/as envolvidos/as na construção e instalação de uma Cúpula Geodésica no IFSul/CaVG, Pelotas, RS, Brasil, e analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Ao fomentar a sensibilidade via contato com o ambiente natural, a Cúpula Geodésica promove a Educação Estético-Ambiental, configurando-se como uma sala de aula que favorece as possibilidades de formação integral e jornada ampliada, em um ambiente escolar acolhedor e convidativo a práticas educativas inovadoras.

Palabras clave : Cúpula Geodésica; Educação Integral; Educação Estético-Ambiental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )