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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FRANCA, Adriana Locatelli  e  RINALDI, Renata Portela. Programa ensino integral: a proposta do estado de São Paulo. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.38-52.  Epub 10-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16403.

O artigo discute a proposta do Programa Ensino Integral - PEI, implantada na rede estadual do estado de São Paulo desde 2012 como estratégia para garantia do direito social à educação de qualidade na escola pública. Procura demonstrar, a partir da pesquisa documental e revisão de literatura, em que medida o PEI se aproxima ou distância da concepção de Educação Integral na perspectiva da omnilateralidade e da emancipação humana. Verificou-se que as escolas que compõem o PEI apresentaram melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, contudo, apesar de algumas mudanças, não se percebem avanços em relação ao desenvolvimento integral do estudante na perspectiva analisada.

Palavras-chave : Educação Integral; Educação Básica; Ensino Médio; Escola Pública.

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