SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Integral teaching program: the state of São Paulo’s schemeUnder integral education prisms and complexity: possibilities for high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

RIBEIRO, Diovane de César Resende; ARAUJO, Marcus Vinicius Neves  and  SIMOES, Regina Maria Rovigati. Educação integral, jornada ampliada e o pensamento complexo: ensaios sobre os territórios educativos. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.53-68.  Epub July 11, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16538.

O presente artigo é desdobramento do recorte teórico utilizado em uma pesquisa de mestrado de um Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem como objetivo estabelecer relações entre a Educação Integral, Educação em jornada ampliada, o pensamento complexo e as potencialidades dos territórios para o desenvolvimento do indivíduo/sociedade/espécie. A partir das discussões estabelecidas ao decorrer deste trabalho, compreendemos que as instituições formais de ensino como um dos inúmeros espaços educativos que compõem os territórios, os quais são constituídos de dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e contribuem para o desenvolvimento integral do indivíduo/sociedade/espécie em sua complexidade.

Keywords : Educação Integral; Teoria da Complexidade; Territórios educativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )