SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Programa de enseñanza integral: la propuesta del estado de São PauloBajo los prismas de la educación integral, y de la complejidad: posibilidades para la educación secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

RIBEIRO, Diovane de César Resende; ARAUJO, Marcus Vinicius Neves  y  SIMOES, Regina Maria Rovigati. Educação integral, jornada ampliada e o pensamento complexo: ensaios sobre os territórios educativos. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.53-68.  Epub 11-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16538.

O presente artigo é desdobramento do recorte teórico utilizado em uma pesquisa de mestrado de um Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem como objetivo estabelecer relações entre a Educação Integral, Educação em jornada ampliada, o pensamento complexo e as potencialidades dos territórios para o desenvolvimento do indivíduo/sociedade/espécie. A partir das discussões estabelecidas ao decorrer deste trabalho, compreendemos que as instituições formais de ensino como um dos inúmeros espaços educativos que compõem os territórios, os quais são constituídos de dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e contribuem para o desenvolvimento integral do indivíduo/sociedade/espécie em sua complexidade.

Palabras clave : Educação Integral; Teoria da Complexidade; Territórios educativos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )