SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Programa ensino integral: a proposta do estado de São PauloSob os prismas da educação integral e da complexidade possibilidades para o ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

RIBEIRO, Diovane de César Resende; ARAUJO, Marcus Vinicius Neves  e  SIMOES, Regina Maria Rovigati. Educação integral, jornada ampliada e o pensamento complexo: ensaios sobre os territórios educativos. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.53-68.  Epub 11-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16538.

O presente artigo é desdobramento do recorte teórico utilizado em uma pesquisa de mestrado de um Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem como objetivo estabelecer relações entre a Educação Integral, Educação em jornada ampliada, o pensamento complexo e as potencialidades dos territórios para o desenvolvimento do indivíduo/sociedade/espécie. A partir das discussões estabelecidas ao decorrer deste trabalho, compreendemos que as instituições formais de ensino como um dos inúmeros espaços educativos que compõem os territórios, os quais são constituídos de dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e contribuem para o desenvolvimento integral do indivíduo/sociedade/espécie em sua complexidade.

Palavras-chave : Educação Integral; Teoria da Complexidade; Territórios educativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )