SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Educación integral, jornada ampliada, y el pensamiento complejo: ensayos sobre los territorios educativosPromoción de estrategias de aprendizaje en la educación superior: desafíos para aprender índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

BEZERRA, Daniella de Souza  y  FREITAS, Thaisa Lemos de. Sob os prismas da educação integral e da complexidade possibilidades para o ensino médio. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.69-83.  Epub 11-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16541.

O texto apresenta aproximações entre ensino médio de tempo integral, educação integral e epistemologia da complexidade. Discute-se o sentido do tempo e da formação destinada à juventude brasileira. Em seguida, discorre-se acerca dos sentidos da educação popular na perspectiva integral. Ao final, aprofunda-se sobre as formas de organização do trabalho pedagógico e curricular na perspectiva complexa, como vias de superação de uma formação resignada diante da realidade.

Palabras clave : Ensino médio; Tempo integral; Educação integral; Complexidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )