SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Educação integral, jornada ampliada e o pensamento complexo: ensaios sobre os territórios educativosPromoção de estratégias de aprendizagem no ensino superior: desafios para aprender índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BEZERRA, Daniella de Souza  e  FREITAS, Thaisa Lemos de. Sob os prismas da educação integral e da complexidade possibilidades para o ensino médio. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.69-83.  Epub 11-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16541.

O texto apresenta aproximações entre ensino médio de tempo integral, educação integral e epistemologia da complexidade. Discute-se o sentido do tempo e da formação destinada à juventude brasileira. Em seguida, discorre-se acerca dos sentidos da educação popular na perspectiva integral. Ao final, aprofunda-se sobre as formas de organização do trabalho pedagógico e curricular na perspectiva complexa, como vias de superação de uma formação resignada diante da realidade.

Palavras-chave : Ensino médio; Tempo integral; Educação integral; Complexidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )