SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Bajo los prismas de la educación integral, y de la complejidad: posibilidades para la educación secundariaEducación social y saberes necesarios: análisis a partir de experiencias sobre acogimiento institucional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

AVILA, Luciana Toaldo Gentilini  y  FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Promoção de estratégias de aprendizagem no ensino superior: desafios para aprender. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.84-98.  Epub 14-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.14046.

O objetivo deste estudo foi analisar contribuições da oficina “Como aprender na universidade?”, oferecida a estudantes de diferentes cursos de graduação de uma Universidade Pública. A oficina buscou identificar desafios para aprender, estratégias autoprejudiciais e oportunizar a autorregulação da aprendizagem dos estudantes. Conforme os resultados, os desafios dos estudantes estão relacionados à gestão do tempo e à falta de organização para estudar, sendo que a estratégia autoprejudicial mais pontuada foi a procrastinação. A pesquisa mostrou que são possíveis mudanças e avanços no comportamento dos estudantes para aprender desde que esses queiram e tenham oportunidades para esse propósito.

Palabras clave : Estratégias autoprejudiciais; Autorregulação da aprendizagem; Ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )