SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Sob os prismas da educação integral e da complexidade possibilidades para o ensino médioEducação social e saberes necessários análises a partir de experiências em acolhimento institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

AVILA, Luciana Toaldo Gentilini  e  FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Promoção de estratégias de aprendizagem no ensino superior: desafios para aprender. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.84-98.  Epub 14-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.14046.

O objetivo deste estudo foi analisar contribuições da oficina “Como aprender na universidade?”, oferecida a estudantes de diferentes cursos de graduação de uma Universidade Pública. A oficina buscou identificar desafios para aprender, estratégias autoprejudiciais e oportunizar a autorregulação da aprendizagem dos estudantes. Conforme os resultados, os desafios dos estudantes estão relacionados à gestão do tempo e à falta de organização para estudar, sendo que a estratégia autoprejudicial mais pontuada foi a procrastinação. A pesquisa mostrou que são possíveis mudanças e avanços no comportamento dos estudantes para aprender desde que esses queiram e tenham oportunidades para esse propósito.

Palavras-chave : Estratégias autoprejudiciais; Autorregulação da aprendizagem; Ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )