SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Promoción de estrategias de aprendizaje en la educación superior: desafíos para aprenderFake news: producción colaborativa de vídeo en el contexto de la cibercultura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MULLER, Verônica Regina; NATALI, Paula Marçal  y  SANTOS, Karine dos. Educação social e saberes necessários análises a partir de experiências em acolhimento institucional. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.99-113.  Epub 12-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.15910.

Este texto versa sobre os saberes necessários ao educador social, especialmente em casas de acolhimento institucional. Considera-se a experiência das autoras junto a crianças e adolescentes com direitos violados e argumenta-se historicamente sobre a origem da concepção assistencialista que permeia a ação que deveria ser potencialmente pedagógica nestes espaços. Salienta-se a ideia da formação superior, entre outros aspectos necessários aos educadores sociais, pois a qualidade das práticas pedagógicas está intrinsecamente relacionada ao processo formativo dos profissionais envolvidos e, ainda, ao reconhecimento de um sistema de educação social como complemento à garantia do direito à educação.

Palabras clave : Educação Social; Educador Social; Direitos das Crianças e Adolescentes; Acolhimento Institucional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )