SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Educación social y saberes necesarios: análisis a partir de experiencias sobre acogimiento institucionalNotificación de violencia interpersonal/auto infligida: acción educativa en la formación de enfermeiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

OLIVEIRA, Jessica Chagas  y  COUTO, Edvaldo Souza. Fake News: produção colaborativa de vídeo no contexto da cibercultura. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.114-128.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16887.

No contexto dos estudos da cibercultura, com a crescente valorização de produção colaborativa de conteúdos digitais, o objetivo do artigo foi analisar os processos e a produção colaborativa de vídeo em sala de aula sobre o tema Fake News. O método usado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico. Para a análise dos dados usamos a análise de conteúdo. Resultados indicam que o processo de criação do vídeo contribuiu de forma positiva para o incentivo à pesquisa e à seleção e verificação de informações na internet. O estudo concluiu que a criação de recurso digital dentro do ambiente escolar favoreceu a construção colaborativa e a troca de experiências. O tema estudado incentivou os estudantes na identificação de notícias falsas e a compreensão sobre a nossa responsabilidade como interagentes na rede.

Palabras clave : Tecnologia Educacional; Vídeo; Fake News; Produção colaborativa; Educação e cibercultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )