SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Fake news: producción colaborativa de vídeo en el contexto de la ciberculturaFormación docente y educación inclusiva: elementos para una intersección índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

GIMENEZ, Fabiana Veronez Martelato  y  GIMENIZ-PASCHOAL, Sandra Regina. Notificação de violência interpessoal/autoprovocada: ação educativa na formação de enfermeiros. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.129-147.  Epub 09-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16273.

Trata-se de um estudo quase experimental, com abordagem quali-quantitativa, para avaliar a ação educativa sobre o preenchimento da ficha de notificação de violência interpessoal/autoprovocada, durante a atividade curricular de formação de enfermeiros. Utilizou-se um caso elaborado, com uma ficha de notificação de violência, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e orientações específicas em sala de aula, com 93 graduandos de um curso de enfermagem. Avaliou-se o preenchimento por meio do teste Kruskal-Wallis, verificando-se variação de alguns dos campos em relação aos anos do curso. Concluiu-se que a ação favoreceu o conhecimento e o preenchimento correto da ficha por parte dos graduandos.

Palabras clave : Ensino superior; Enfermagem; Violência; Notificação compulsória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )