SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Notificación de violencia interpersonal/auto infligida: acción educativa en la formación de enfermeirosAtención educacional hospitalaria: atribuciones y contribuciones de la organización del trabajo pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

COSTA, Ademárcia Lopes de Oliveira; GOMES, Robéria Vieira Barreto  y  BEZERRA, Maria Irinilda da Silva. Formação docente e educação inclusiva: elementos para uma interseção. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.148-161.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16441.

O objetivo deste estudo é apresentar uma reflexão sobre o papel da formação docente em uma perspectiva inclusiva. Tratase de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com o uso da pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciam as mudanças e concepções presentificadas ao longo do tempo sobre a formação docente e os caminhos percorridos para uma interseção entre formação docente e escola inclusiva. Conclui-se que o maior desafio é a formação continuada possibilitar a produção de conhecimentos que possam originar novas atitudes docentes e que resultem na compreensão de situações complexas de ensino voltadas à inclusão.

Palabras clave : Formação Docente; Educação Inclusiva; Educação Especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )