SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Analysis of goal 4 of the national educational plan: studies carried out in Mangaratiba-RJThe role of the elderly in the preservation and dissemination of Terena ethnoknowledge in indigenous schools in the state of Mato Grosso do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SOBRINHO JUNIOR, João Ferreira  and  MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. Inovação pedagógica: concepções que orbitam este conceito. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.212-226.  Epub Aug 03, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17159.

O objetivo deste artigo é apresentar concepções relacionadas a inovação pedagógica. O percurso metodológico se fundamentou na utilização de levantamento bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. E como resultado da pesquisa, identificamos que a inovação pedagógica não deve ser vista apenas no sentido positivista, ou como sinônimo de mudança, ou reforma educacional em seu sentido amplo, ou muito menos apenas como uma alteração de práticas costumeiras em um grupo social, e sim, a inovação pedagógica se estabelece pelo criar, adequar ou readaptar técnicas ou tecnologias - digitais ou não - visando com isso, agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem.

Keywords : Inovação Pedagógica; Ensino; Tecnologia Digital; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )