SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Análisis de la meta 4 del plan nacional de educación: estudios realizados em Mangaratiba - RJEl papel de los ancianos en la preservación y difusión del etnoconocimiento Terena en las escuelas indígenas del estado de Mato Grosso do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SOBRINHO JUNIOR, João Ferreira  y  MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. Inovação pedagógica: concepções que orbitam este conceito. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.212-226.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17159.

O objetivo deste artigo é apresentar concepções relacionadas a inovação pedagógica. O percurso metodológico se fundamentou na utilização de levantamento bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. E como resultado da pesquisa, identificamos que a inovação pedagógica não deve ser vista apenas no sentido positivista, ou como sinônimo de mudança, ou reforma educacional em seu sentido amplo, ou muito menos apenas como uma alteração de práticas costumeiras em um grupo social, e sim, a inovação pedagógica se estabelece pelo criar, adequar ou readaptar técnicas ou tecnologias - digitais ou não - visando com isso, agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem.

Palabras clave : Inovação Pedagógica; Ensino; Tecnologia Digital; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )