SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Análise da meta 4 do plano nacional de educação estudos realizados em Mangaratiba - RJO papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SOBRINHO JUNIOR, João Ferreira  e  MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. Inovação pedagógica: concepções que orbitam este conceito. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.212-226.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17159.

O objetivo deste artigo é apresentar concepções relacionadas a inovação pedagógica. O percurso metodológico se fundamentou na utilização de levantamento bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. E como resultado da pesquisa, identificamos que a inovação pedagógica não deve ser vista apenas no sentido positivista, ou como sinônimo de mudança, ou reforma educacional em seu sentido amplo, ou muito menos apenas como uma alteração de práticas costumeiras em um grupo social, e sim, a inovação pedagógica se estabelece pelo criar, adequar ou readaptar técnicas ou tecnologias - digitais ou não - visando com isso, agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave : Inovação Pedagógica; Ensino; Tecnologia Digital; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )