SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Innovación pedagógica: concepciones que orbitan este concepto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

VILARIM, Paulo; MARTINS, Décio; RODRIGUES, Sergio  y  EREMITES, Jorge. O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.227-243.  Epub 02-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17517.

Neste artigo os autores analisam o papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento Terena no contexto da escola formal, instituição pública percebida como mediadora entre conhecimentos científicos constituídos no Ocidente e conhecimentos tradicionais construídos ao longo da história de um povo originário. O objetivo maior do trabalho é analisar como os professores de escolas públicas existentes em aldeias Terena, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, utilizam os conhecimentos tradicionais na transmissão de diversos saberes para os estudantes indígenas. Os professores Terena costumam apontar o papel relevante dos sábios anciãos como transmissores de saberes tradicionais e destacam sua importância para a educação dos alunos, cabendo aos docentes compreenderem esses saberes e os aplicarem em suas práticas pedagógicas.

Palabras clave : Educação Escolar Indígena; Etnoconhecimento; Povos Indígenas; Povo Terena.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )