SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Las comunidades educativas como lugar metodológico de la experiencia en la construcción social del conocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SILVA, Evelyn Freire da  y  HOLLERBACH, Joana D'Arc Germano. O BID e a educação secundária na América Latina: fomento da desigualdade, consenso para a dualidade. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.24-38.  Epub 23-Jun-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17624.

Este artigo tem como objetivo analisar as recomendações do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a Educação Secundária nos países da América Latina. Para tanto, realizou-se análise documental de uma produção do Banco, sendo o trabalho de cunho qualitativo e orientado pelo referencial teórico e metodológico do materialismo histórico-dialético. A partir da investigação realizada foi possível compreender que as orientações e concepções presentes no documento produzido pelo BID estão alinhadas à lógica do capital, contribuindo para perpetuação de desigualdades e da dualidade histórica presente na educação brasileira, desconsiderando a realidade material vivenciada pelos países da região.

Palabras clave : Ensino Secundário; Organizações internacionais; Políticas educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )