SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Ecologías y democracias: redes educativas y alternativas políticas cotidianas de los Narradores de la MareaLa educación como formación crítica y ciudadana: la experiencia de la Escuela de Zandoná, Barra Funda/RS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

CASSANELLO, Carina; SANCHEZ, Cecilia  y  CANO, Augustín. Extensão universitária e formação em educação: articulações teórico-metodológicas a partir do campo das alternativas pedagógicas. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.92-105.  Epub 28-Jun-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17780.

O artigo a seguir investigará a proposta pedagógica do Espaço de Formação Integral (EFI) Pedagogia, Política e Território, experiência realizada durante cinco anos por professores do Programa Integral Metropolitano (PIM) e do Instituto de Educação da Faculdade de Humanas e Ciências da Educação, ambas pertencentes à Universidad de la República. Tem como objetivo criar um espaço de formação e intervenção para alunos de diferentes disciplinas, numa perspetiva abrangente. Assim, os alunos, juntamente com professores e atores sociais e institucionais, geram práticas socialmente relevantes nos territórios de abordagem, onde se estabelecem as relações e articulações que se estabelecem entre os territórios, os processos pedagógicos que ali se desenrolam e os atores sociais que os produzem.

Palabras clave : Espaço Integral de Formação; Intervenção; Extensão universitária; Experiências pedagógicas; Território.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )