SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Ecologias e democracias: redes educativas e alternativas políticas cotidianas dos Narradores da MaréEducação como formação crítica e cidadã: a experiência da Escola Zandoná, Barra Funda/RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

CASSANELLO, Carina; SANCHEZ, Cecilia  e  CANO, Augustín. Extensão universitária e formação em educação: articulações teórico-metodológicas a partir do campo das alternativas pedagógicas. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.92-105.  Epub 28-Jun-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17780.

O artigo a seguir investigará a proposta pedagógica do Espaço de Formação Integral (EFI) Pedagogia, Política e Território, experiência realizada durante cinco anos por professores do Programa Integral Metropolitano (PIM) e do Instituto de Educação da Faculdade de Humanas e Ciências da Educação, ambas pertencentes à Universidad de la República. Tem como objetivo criar um espaço de formação e intervenção para alunos de diferentes disciplinas, numa perspetiva abrangente. Assim, os alunos, juntamente com professores e atores sociais e institucionais, geram práticas socialmente relevantes nos territórios de abordagem, onde se estabelecem as relações e articulações que se estabelecem entre os territórios, os processos pedagógicos que ali se desenrolam e os atores sociais que os produzem.

Palavras-chave : Espaço Integral de Formação; Intervenção; Extensão universitária; Experiências pedagógicas; Território.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )