Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
MARCON, Telmo; PIAIA, Karine e PIAIA, Consuelo Cristine. Educação como formação crítica e cidadã: a experiência da Escola Zandoná, Barra Funda/RS. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.106-121. Epub 28-Jun-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17551.
A experiência da Escola Zandoná, Barra Funda/RS, evidencia que é possível pensar a educação escolar como formação intelectual, ética, política e artística das novas gerações. Essas múltiplas dimensões foram sendo integradas num projeto político-pedagógico construído em diálogo com as organizações sociais existentes no município e região. Fazem parte dessa construção a definição dos temas geradores, a formação continuada de professores e o desenvolvimento de um espírito investigativo que permitiu à escola conquistar muitos prêmios em Feiras de Ciência. Quais os riscos dessa experiência sucumbir frente às imposições neoliberais que adentram a escola?
Palavras-chave : Escola transformadora; Cidadania; Democracia; Educação crítica; Gestão participativa.