SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Extensão universitária e formação em educação: articulações teórico-metodológicas a partir do campo das alternativas pedagógicasInternacionalização da educação superior inclusiva de/para América Latina: a hora dos que estão “abaixo” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MARCON, Telmo; PIAIA, Karine  e  PIAIA, Consuelo Cristine. Educação como formação crítica e cidadã: a experiência da Escola Zandoná, Barra Funda/RS. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.106-121.  Epub 28-Jun-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17551.

A experiência da Escola Zandoná, Barra Funda/RS, evidencia que é possível pensar a educação escolar como formação intelectual, ética, política e artística das novas gerações. Essas múltiplas dimensões foram sendo integradas num projeto político-pedagógico construído em diálogo com as organizações sociais existentes no município e região. Fazem parte dessa construção a definição dos temas geradores, a formação continuada de professores e o desenvolvimento de um espírito investigativo que permitiu à escola conquistar muitos prêmios em Feiras de Ciência. Quais os riscos dessa experiência sucumbir frente às imposições neoliberais que adentram a escola?

Palavras-chave : Escola transformadora; Cidadania; Democracia; Educação crítica; Gestão participativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )