SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Educação como formação crítica e cidadã: a experiência da Escola Zandoná, Barra Funda/RSPolítica de ensino médio em tempo integral: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ABBA, Maria Julieta; LEAL, Fernanda Geremias  e  FINARDI, Kyria Rebeca. Internacionalização da educação superior inclusiva de/para América Latina: a hora dos que estão “abaixo”. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.122-137.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17708.

Este trabalho, de natureza qualitativa e teórica, tem por objetivo contribuir para a construção de uma internacionalização inclusiva da / para a América Latina, a partir de vários aportes teóricos inter-relacionados e enraizados nas lutas e resistências ‘de baixo’. Partimos do pressuposto de que os esforços de internacionalização da educação superior que não tornam visíveis o legado e as tramas coloniais no espaço da educação superior, tornam-se catalisadores que excluem, intensificam e reproduzem as assimetrias de poder entre países, instituições de ensino superior e formas de conhecer e ser. Concluímos este trabalho destacando a importância das contribuições da ecologia dos saberes e das línguas, da descolonialidade e da interculturalidade crítica, para a construção de uma internacionalização inclusiva, com fundamentos epistêmicos plurais e críticos.

Palavras-chave : América Latina; Educação Superior; Internacionalização Inclusiva; Contribuições.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )