SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Modernização neoliberal e ampliação da jornada escolar em PernambucoMemórias de velhos(as) chiquitanos(as): identidade de gênero e brincadeiras de infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ESTEVES, Pamela Suelli da Motta. Indisciplinas, conflitos e violências: uma compreensão do clima escolar. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.200-214.  Epub 21-Jun-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.16561.

Esse texto é um convite à compreensão da instituição escolar a partir da desnaturalização de sua universalidade e eternidade. O objetivo central é problematizar os conceitos de indisciplina, conflito e violência no cotidiano escolar. Nesse sentido, o texto convida para um olhar problematizador acerca das relações intersubjetivas que se constroem na escola e adverte a importância de compreender o conflito como pedagogicamente positivo para construção de um clima escolar democrático. O texto está fundamentado em uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do Ensino Médio, docentes e gestores de uma escola pública de São Gonçalo, (RJ).

Palavras-chave : Indisciplina; Conflito; Violência; Clima escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )