SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Indisciplinas, conflitos e violências: uma compreensão do clima escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SILVA, Elidiane Martins de Brito da  e  LACERDA, Léia Teixeira. Memórias de velhos(as) chiquitanos(as): identidade de gênero e brincadeiras de infância. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.231-246.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.16731.

Este artigo apresenta reflexões sobre a função social do brincar na construção da identidade de gênero a partir das memórias de velhos(as) Chiquitanos. Esses atores narram suas brincadeiras de infância, evidenciando como as relações de gênero se constituíam em um contexto histórico marcado pelos conhecimentos tradicionais desse grupo. Na cultura chiquitana as relações de gênero se processam conforme os códigos culturais e se constituem de maneira singular ao conceber o homem e a mulher em sua cosmologia. Assim, o brincar era organizado de forma espontânea, flexível e desprovido de estereótipos de gênero. Meninos e meninas brincavam juntos e faziam seus brinquedos com os materiais disponíveis na natureza.

Palavras-chave : Identidade de gênero; Brincar indígena; Chiquitanos; Memória de velhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )