SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Interactive environment for learning and display of sciences: educational product and space for dialogue and researchAffirmative cinema: otherness, education and human rights author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

MACIEL, Rogerio Andrade; OLIVEIRA, Marcos Renan Freitas de  and  NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos. A formação permanente e o currículo freireano: uma análise da pedagogia do movimento (2013-2016). Rev. Reflex [online]. 2023, vol.31, n.2, pp.173-189.  Epub Dec 11, 2024. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.16015.

Este estudo versa sobre a análise do processo de formação permanente e a tessitura do currículo Freireano, a partir da pedagogia do movimento em Bragança-PA. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza documental e usa a análise de conteúdo para tratar os dados. Desse modo, foi identificado que a formação permanente no exercício da análise da realidade (2013), com o diálogo sobre a interdisciplinaridade (2014) e a reflexão sobre a práxis educativa (2015), possibilitaram construir uma Pedagogia do Movimento (2016) com cunho de educação popular, advindo dos principais protagonistas da “escola bragantina”: professores, gestores, alunos, pais e a Secretaria Municipal de Educação.

Keywords : Formação Permanente; Currículo Freireano; Pedagogia do Movimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )