SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1“Eu comecei a dar uma aula mais biológica mesmo, porque é bem polêmico”: currículo de Ciências e Biologia e os atravessamentos de diversidade sexual e de gêneroEducación sexual y afectiva en libros de texto de Ciencias Sociales y Ciencias Naturales de Primaria en el sistema educativo de Castilla La Mancha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SOUZA, Marcos Lopes de  e  FERRARI, Anderson. Inquietações sobre gênero e sexualidade em espaços formativos: o caso do Pibid de Ciências. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.1, pp.40-59.  Epub 06-Out-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n1a2019-2.

Neste artigo enfocamos os incômodos sobre gênero e sexualidade apresentados por participantes de um subprojeto do Pibid de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental de uma universidade federal mineira. O grupo era composto por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, licenciandas/os dos cursos de pedagogia, biologia, química e física e uma docente universitária da área de ensino de ciências. As inquietações trazidas pelo grupo nos encaminharam para perceber os investimentos feitos para o controle da sexualidade das crianças e o quanto a escola ainda tem se silenciado diante dos debates sobre sexualidade e quando opta por trazê-la, nas aulas de ciências, o enfoque ainda tem sido o da reprodução.

Palavras-chave : Formação docente; Ciências naturais; Ensino fundamental; Gênero; Sexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )